segunda-feira, 30 de março de 2009

UM OLHAR SOBRE JÚLIO RESENDE

Este ano decorreu o VII concurso APECV - Um olhar sobre Júlio Resende.
A entrega dos trabalhos terminou no passado dia 31 de Janeiro e é um concurso promovido pela Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, em que todos os anos lançam um olhar sobre um artista português.

Aqui na nossa ludoteca, durante as Actividades de Enriquecimento Curricular, Expressão Plástica, as nossas crianças, das turmas de 4º ano, participaram com os seus trabalhos.
Os trabalhos plásticos foram realizados segundo as normas e regras do concurso, obedecendo ao tipo de suporte (papel), tamanho e debate sobre as obras do artista.
A ideia não era reproduzir uma obra fiel de Júlio Resende, mas sim, que transformação? O que fariam de diferente? Que técnicas usariam?
As crianças responderam a essas questões e trabalharam.
A inscrição foi feita através da escola e cada uma tinha um limite de 10 trabalhos a enviar.
Sobre este concurso, podemos encontrar a seguinte informação no site da APECV:
93 escolas participaram no concurso , recebemos 750 trabalhos fantásticos de alunos de todo o país.
Os trabalhos serão expostos na Fundação Julio Resende: O Lugar do Desenho, em Valbom onde se realizará a cerimónia de entrega dos prémios.
Os Prémios são gentilmente oferecidos pela STAEDTLER Portuguesa, Lda.
A Exposição ou parte dela poderá viajar pelo país caso haja interesse de escolas ou associados.
Brevemente anunciaremos a lista dos vencedores.
A Cerimónia de entrega dos prémios será na Fundação Julio Resende: O Lugar do Desenho, em Valbom no dia da inauguração da exposição ( 18 de Abril).

Já recebemos um email a comunicar que nenhum dos nossos trabalhos foi seleccionado, mas deixo as fotos dos trabalhos dos nossos artistas e igualmente a foto do quadro de Júlio resende no qual as crianças se inspiraram.
Devo dizer que como professora, deu-me um gozo imenso acompanhá-los neste processo de criação por vê-los voar, criar e principalmente por conseguirem realizar o trabalho de forma tão autonóma e entusiástica.
Estão de parabéns meninos!!!

Antes de enviarmos os trabalhos a concurso, montamos uma exposição com os trabalhos, no espaço da ludoteca.
Fotos da Exposição:


Fotos dos trabalhos das crianças e por baixo o quadro de Júlio Resende no qual as crianças se inspiraram para realizar o trabalho:




















Retrato de Júlio Resende, Rodrigo Martins, 4º ano A (pintado em acrílico)




















Trabalho realizado por: Bernardo Flórido e Luís Fernandes do 4º ano A e Gonçalo Gomes do 3ºB, pintado a pastel. Inspirado no quadro Quando a cor manda.




















Trabalho realizado por: Inês Rafael, Beatriz Carvalho e Sara Vasconcelos, da turma do 4º ano A, pintado com acrílico e uma mistura de cola branca com areia e pedrinhas. Inspirado no quadro Camponesas.
















Trabalho realizado por: Emma Francisco e Mª Beatriz Vieira, do 4º ano A, pintado com acrílico e uma mistura com cola branca, pêlos de pincéis e pedrinhas.
O segundo trabalho realizado por Rodrigo Fialho, do 4º ano B, acrílico.
Ambos os trabalhos inspirados na obra A Cavalo.



Sem comentários:

Enviar um comentário