domingo, 26 de abril de 2009

PAPAGAIOS DE PAPEL

VAMOS CONSTRUIR PAPAGAIOS DE PAPEL

(Papagaio da Margarida Couto, 3ºA)

No nosso atelier de papagaios de papel construimos papagaios muito engraçados, por isso se quiseres construir o teu em casa com a ajuda dos teus pais, cá vai a "receita":
Material:
Uma cana com 50 cm de comprimento;
Uma cana com 60 cm de comprimento;
Papel de seda de várias cores;
Metro e meio de corda de algodão;
Um carreto com 100 m de fio de "nylon" .

1- Põe uma cana em cima da outra formando uma cruz e ata-as fortemente com uma corda


1- Já tens a armação do papagaio.

2-Forra a armação de papagaio com o papel de seda.

3-Ata a corda de algodão numa das pontas da cana mais cumprida. Depois, decora a corda atando com o fio laços de papel de seda de várias cores.

Já tens a cauda do papagaio.

4- Corta três bocados de fio de nylon com 50 cm e ata cada bocado a cada uma das outras pontas da cana. Faz um nó com os 3 fios de nylon. Depois, ata a esse nó a ponta do fio de nylon do carreto.Já tens o teu papagaio de papel pronto para voar.

Retirado do site: http://toca-de-dinossauros.blogspot.com/2008_05_04_archive.html

sábado, 25 de abril de 2009

AS NOSSAS FÉRIAS DA PÁSCOA

É verdade que as férias da Páscoa já lá vão, mas ficaram os sorrisos e momentos doces recheados de chocolate.

ACTIVIDADES DE PÁSCOA...

As nossas manhãs...
Foram ocupadas por actividades organizadas pela Junta de Freguesia de Carcavelos e Câmara Municipal de Cascais.
Tivemos saídas e actividades organizadas no exterior da ludoteca, tais como natação, passeio pedestre, ténis, jogos desportivos e jogos da Kidsgames.

O KidsGames é um projecto que se propõe a [Transmitir valores universais, aproveitando a animação dos jogos lúdicos, utilizando a aprendizagem por experiência como meio de ensino. Neste caso a criança torna-se parte do processo de aprendizagem, pois desenvolve as suas capacidades no âmbito do “saber ser”, “saber estar” e “saber fazer”].

Nesta actividade estiveram presentes as escolas EB1 n.º2 de Carcavelos, Sassoeiros 1 e Sassoeiros 2.
Os melhores momentos desta actividade...

As nossas crianças estão prontas para a acção.


Jogo das caixas. Este jogo consistia em chegar de um ponto a outro do campo usando duas caixas abertas, mas nenhum elemento da equipa podia pisar fora da caixa.
Um verdadeiro desafio ao espírito de equipa...

Andarilhos. Outro jogo que só é possível com a coordenação de toda a equipa. Consiste em fazer chegar todos os elementos da equipa de um ponto a outro.

Balde de água. Um jogo em que as equipas têm de, com uma esponja, fazer passar a água de balde para outro.

Pontuação. Cartaz das pontuações dos nossos heróis.

As nossas tardes...
As actividades durante a tarde foram pautadas pela alternância entre ateliers de escolha livre em tendas temáticas no espaço exterior da Ludoteca e ateliers dentro da ludoteca.
No espaço exterior montamos três tendas temáticas: Cantinho da leitura, onde as crianças podiam ler sentadas nos puffs, ou escrever a sua história; Tenda das trapalhadas, onde brincavam ao faz-de-conta; e a Tenda do artista, aqui as crianças podiam dar asas à sua criatividade e desenhar ou pintar.
No interior da ludoteca as crianças podiam escolher ateliers que passavam pela bijuteria, construções de papagaios de papel e danças do mundo.


Atelier da construção de papagaios de papel...






Numa sessão de cinema na Ludoteca.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

ARTISTA DO MÊS MARÇO - GAUGUIN

ARTISTA DO MÊS DE MARÇO
PAUL GAUGUIN

Nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC'S), Expressão Plástica, é trabalhado todos os meses uma técnica que é associada sempre a um artista (vida, obra e técnica predominante). Claro que a linguagem é adequada às diferentes idades e turmas e o que se pretende principalmente é fazer uma pequena abordagem sobre o artista escolhido.
O artista escolhido para o mês de Março foi Paul Gauguin.
Para este artista a técnica utilizada foi: As cores ao contrário.
Esta técnica consiste em pintar os desenhos com cores que normalmente não são. Por exemplo: sol azul, relva vermelha, etc.
Para apresentação desta técnica foi contada a seguinte história...

Na cidade de Paris, em França, nasceu um menino chamado PAUL GAUGUIN, no ano de 1848.
Depois de muitas aventuras, Gauguin, decidiu tornar-se num pintor e quando começou a pintar, pensou que queria ser um pintor diferente de todos os outros pintores da época e decidiu PINTAR COM AS CORES AO CONTRÁRIO…
Todas as pessoas ficaram muito espantadas e não gostaram muito da ideia, afinal de contas nunca ninguém tinha visto alguém pintar montanhas de vermelho, relva laranja ou até um céu amarelo e muitas mais coisas estranhas.
Este tipo de pintura tem o nome de Movimento artístico Pós-Impressionismo.
Só depois de morrer, em 1903, e passados muitos anos é que GAUGUIN ficou famoso e finalmente o seu talento reconhecido.

Depois de apresentar a história de Gauguin foi mostrado e explicado o círculo cromático das cores, este círculo serviu para ajudar as crianças a perceber quais as cores opostas umas das outras.
E o resultado foi o seguinte...



Desenho de cima: Carolina Carvalho, 2º Ano A


Desenho em baixo:
Maria Costa, 4º ano B













Desenho de cima:
A casa ao contrario
Beatriz, 2º ano A


Desenho em baixo:
João, 1º ano












Desenho de cima:
Rafaela, 2º ano A





Desenho em baixo:
Francisco, 2º ano A










Desenho de cima:
Ana Rita, 4º ano B


Desenho em baixo:
Autor não identificado, 4ºano B
Ficam apenas alguns exemplos dos muitos trabalhos realizados pelas nossas crianças.